27 C
Belém

Com ‘bebê prefeito’, Prefeitura de Belém abre programação da Semana do Bebê 2023

Uma das estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil será realizada a partir desta semana, na capital paraense. A Prefeitura de Belém promoverá a Semana do Bebê 2023, baseada no tema “Cuidando Juntos da Primeira Infância”.

O evento acontece por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Fundação Papa João Paulo XIII (Funpapa) em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

A programação inicia nesta segunda-feira, 20, e segue até o dia 24 de novembro. E demonstra o compromisso em tornar a primeira infância, período que vai da gestação até os seis anos de idade, uma prioridade na agenda do município de Belém. A abertura oficial acontece com o I Simpósio Intersetorial da Primeira Infância, que será realizado na Faculdade Estácio, das 08h30 às 17h.

No evento, será entregue o certificado simbólico “Bebê Prefeito” para os responsáveis da criança que cumpriu os critérios de pré-natal completo, registro de certidão de nascimento, triagem neonatal completa, aleitamento materno exclusivo e continuado, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, esquema vacinal até 1 ano de idade completo e registrado e o não uso de telas.

A cerimônia de abertura contará com a presença de representantes de órgãos municipais como a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Fundação Papa João Paulo XIII (Funpapa), Secretaria de Educação (Semec), além de representantes do Unicef e da sociedade civil.

Após a abertura, a Semana do Bebê terá programação com: inauguração de brinquedotecas nas Unidades de Saúde UAPIs, realização de seminários, rodas de conversas, palestras, oficinas, assistência médica pré-natal, vacinação, avaliação nutricional, promoção da saúde bucal, educação em saúde, brincadeiras, atividades ao ar livre, inserção e atualização do CADúnico, orientação sobre os Cras, ações de incentivo à amamentação, de orientações, cuidados, de mobilização e conscientização, envolvendo escolas, maternidades, postos de saúde, creches e os Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Contexto histórico

Durante a Semana do Bebê, Belém fará parte de um movimento que teve início em 2013, no município de Canelas, no Rio Grande do Sul. De lá pra cá, a programação já foi realizada em mais de 500 municípios.

As ações desenvolvidas com a Semana do Bebê têm como foco a escuta individual e orientações às mulheres grávidas sobre a importância do pré-natal, cuidados na prevenção da transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente sobre HIV/Aids, e cuidados voltados para as crianças durante a primeira infância.

Redação
Redação
O Diário do Pará é um jornal fundado pelo jornalista Laércio Wilson Barbalho, impresso diariamente em Belém desde 1982, pertencente ao Grupo RBA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Newsletter

Mais acessadas