26 C
Belém

Projeto de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Belém é apresentados

Como parte do projeto de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Belém, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) se reuniu com representantes da empresa Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária que administra o aeroporto desde setembro de 2023. A reunião ocorreu na manhã nesta quarta-feira (3), no interior do espaço, onde foram apresentados os projetos de ampliação, atendendo às normas ambientais vigentes.

Em abril, o Governador do Pará, Helder Barbalho, juntamente com a vice-governadora e presidente do comitê estadual da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), Hana Ghassan, reuniram-se com os representantes da NOA. Na ocasião, foi anunciado pela concessionária um investimento de R$ 450 milhões para modernizar o espaço, visando a realização da 30ª edição da Conferência das Partes sobre o Clima, o maior evento de debate político ambiental do planeta.

Foto: Izabela Nascimento – Ascom Semas

Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto de Gestão e Regularidade da Semas, destaca que a reunião faz parte de um trabalho coletivo dos órgãos estaduais acerca da infraestrutura e a logística para o melhor recebimento dos visitantes que virão ao Pará em 2025, para a COP 30.

“A NOA pretende fazer uma ampliação no aeroporto de Belém, tanto lado ar quanto no lado terra. Então, nós viemos ver quais são essas adaptações e como isso se qualifica no licenciamento ambiental. A preocupação da NOA também é que tudo esteja conforme as normas ambientais, e viemos trabalhar essa questão hoje. É muito importante esse trabalho que a Semas e outros órgãos estaduais têm efetuado, trabalhando junto à infraestrutura da COP 30. Tudo coordenado pelo Comitê Estadual da COP 30, que é presidido por nossa vice-governadora, Hana Ghassan. Sendo assim, estamos aqui fazendo parte desse trabalho integrado dos órgãos estaduais, para que Belém ganhe uma infraestrutura aeroportuária a altura de sua grandeza enquanto metrópole da Amazônia”, comentou o secretário adjunto da Semas.

Foto: Izabela Nascimento – Ascom Semas

O superintendente do Aeroporto Internacional de Belém, Rodrigo Garcia, comenta que foram abordadas possibilidades de alinhamento acerca de algumas etapas das obras de modernização do aeroporto, com o objetivo de atender a alguns aspectos presentes no planejamento futuro da obra, prevista para iniciar a partir do segundo semestre de 2024.

“A reunião com a Semas foi para mostrar o nosso projeto de ampliação do aeroporto visando à COP 30 e, posteriormente, às próximas atividades. Basicamente, apresentamos quais serão as áreas importantes nas quais a Semas pode ter participação e influência, para nos nortear melhor sobre nossas ações. Então, essa reunião é especialmente para alinharmos os próximos passos, atuando conforme a legislação ambiental vigente”, finaliza o superintendente.

Ao final do encontro, os representantes da Semas conheceram o espaço onde é feito o controle de manejo da fauna que circunda o aeroporto. No local, foram apresentados alguns desses animais resgatados sobrevoando o espaço de pouso e decolagem das aeronaves, que também passará por obras de ampliação e modernização.

Redação
Redação
O Diário do Pará é um jornal fundado pelo jornalista Laércio Wilson Barbalho, impresso diariamente em Belém desde 1982, pertencente ao Grupo RBA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Newsletter

Mais acessadas