27 C
Belém

Parazão 2024: veja como está o mercado da bola no Pará

Nildo Lima

O Parazão começa daqui a menos de dois meses, colocando em ação 12 equipes. São três clubes representantes da capital e os demais do interior do estado, numa disputa que promete, mais uma vez, ser das mais acirradas e com muitas emoções para o torcedor. Os participantes do Estadual, que chegará a sua 112ª edição, já trabalham, cada um ao seu modo, na montagem de seus respectivos elenco para encarar a corrida rumo ao “caneco” mais cobiçado do futebol regional e que assegura vagas também em algumas competições nacionais.

O Congresso Técnico do Parazão, que terá duração de três dias, começa no dia 2 de dezembro, na cidade de Salinópolis. É quando será anunciada oficialmente a fórmula de disputa do campeonato, que, de antemão, já se sabe será a mesma deste ano, com Águia de Marabá, Clube do Remo e Paysandu, pela colocação que obtiveram no Estadual de 2023, sendo os cabeças-de-chave. Independente do grupo em que estejam, o maior interesse dos clubes, pelo menos neste momento, é tratar de formatar seus elencos para o campeonato.

Como de tradição, os chamados Titãs do futebol local, no caso, Clube do Remo e Paysandu, são os clubes que devem fazer os maiores investimentos para a formação de seus respectivos elencos. O Leão começa o projeto para o regional praticamente do zero, após o clube ter promovido um verdadeiro desmonte do grupo que “fez água” na Série C do Brasileiro. Do outro lado da avenida almirante Barroso, a situação no Paysandu não chega a ser muito diferente, em que pese o time bicolor ter alcançado o seu principal objetivo este ano, que era o acesso à Série B do Brasileiro do ano que vem.

Azulinos e bicolores trabalham nos bastidores para a montagem de seus elencos. O Paysandu está, claramente, um pouco mais adiantado nesta corrida, visto que já conta com um punhado de atletas em condições de atuar pelo time, no caso, o goleiro Matheus Nogueira, o zagueiro Wanderson, o volante João Vieira, os meias Juninho e Robinho, os atacantes Vinícius Leite e Roger. O zagueiro Paulão, que também tem contrato até 2024, se recupera de uma cirurgia e só deve voltar ao trabalho no final de julho.

Além dos atletas já garantidos, o Papão, que dispensou até aqui 19 jogadores do elenco deste ano, negocia a renovação de contrato de alguns jogadores, como o lateral-direito Edilson e o atacante Mário Sérgio. Circulam especulações na Curuzu de que o clube já acertou com sete novos jogadores. A diretoria do clube, no entanto, não confirma as contratações. Mas, levando em conta o desmonte sofrido pelo plantel que encerrou a temporada 2023, o Papão deve trazer para a Curuzu cerca de 20 novos atletas.

O Clube do Remo, como já admitiu o técnico Ricardo Catalá, que comandará o time no Parazão, está atrasado no tocante a formação de seu elenco. E tudo por conta da eleição que apontou o novo presidente do clube, Antônio Carlos Teixeira. Sem a definição do novo dirigente máximo do clube, o ex-presidente Fábio Bentes se viu impossibilitado de negociar com os novos atletas e até mesmo com Catalá. No momento, o Leão conta com apenas o goleiro Vinícius, o volante Paulinho Curuá e os atacantes Ronald e Pedro Vitor, este se recuperando de uma cirurgia e poderá retornar ao Fortaleza-CE, que o emprestou ao Leão.

O certo é que os dois grandes rivais farão contratações por atacado para a disputa da primeira competição da próxima temporada, o Parazão, que este ano contrariou o favoritismo dos gigantes da capital, o que eles não pretendem ver se repetir em 2024.

 

Axel Lopes continua no gol do atual campeão paraense; veja os demais clubes

RAIO X – FORMAÇÃO DOS DEMAIS ELENCOS

Entre os clubes do “pelotão” do interior, o Águia de Marabá é quem apresenta até aqui o seu “Álbum de Figurinha” melhor preenchido. Em outras palavras, o elenco melhor formatado. Alguns atletas que participaram da conquista inédita do Estadual deste ano foram mantidos no plantel. Entre esses atletas estão Axel Lopes (goleiro), Bruno Limão (lateral-direito), Betão e David Cruz (zagueiros) Wander (meia) e Alan Maia (atacante). O clube também foi ao mercado da bola e já tem alguns atletas como novidades em seu plantel.

O Águia defende o título do Parazão- Foto: Wagner Santana/Diário do Pará

No total, até a última sexta-feira, o Azulão já havia anunciado a contratação de dez jogadores, que são: os zagueiros Caíque Baiano e Cassius; os volantes Dindê e Fabiano; os meias Dieguinho, Eric Di Maria, Felipe Guedes e Kaique; e os atacantes Elielton, Braga e Aleílson, este último em sua 4ª passagem pelo clube. A equipe será comandada pelo técnico Rafael Jaques, que está no cargo desde as últimas partidas do time na Série D, substituindo Mathaus Sodré.

  • Ainda na região sudeste do Pará, o Canaã, campeão da Segundinha, fará a sua estreia no Parazão, com Emerson Almeida no comando da equipe. O grupo de jogadores é praticamente o mesmo da competição que credenciou o clube à elite local. Algumas contratações pontuais estão sendo buscadas no mercado, mas, por enquanto, são apenas conversas entre os dirigentes e os jogadores desejados.
  • O Bragantino, que terá Rogério Gameleira em sua direção, é outro clube que mostra apetite por contratações. “Já estamos com 12 jogadores contratados e mais alguns outros atletas que pertencem ao clube”, informa Gameleira. O zagueiro Mattheus Johnson, o volante Gully Aguiar e os atacantes Luquinha e Andrezinho são algumas das novidades do elenco do Tubarão, cujo início dos treinos se dará no dia 4 de dezembro.
  • O Santa Rosa, que está de volta ao Parazão, após conquistar o vice-campeonato da Segundinha, a exemplo do Canaã, deve manter a base da competição passada, com algumas contratações pontuais que estão sendo buscadas no mercado.
  • A Tuna Luso, que busca recuperar o posto de 3ª força do futebol local, até a última sexta-feira ainda não havia acertado nenhuma contratação. “Por enquanto os atletas sondados estão apenas em conversações com a diretoria” , informou o assessor de imprensa do clube, o jornalista Luís Carlos dos Santos. De certo o que existe é o retorno do treinador Júlio César Nunes, que teve rendimento satisfatório no comando do time na Série D do Brasileiro deste ano. Parte dos novos jogadores sondados pelo clube é indicação do treinador. Os outros atletas são de responsabilidade dos dirigentes.
  • A situação do São Francisco é mais ou menos parecida com a da Lusa. A diferença do clube santareno é que o técnico Samuel Cândido, segundo a diretoria do Leão do Tapajós, está apenas apalavrado com o clube, devendo assinar contrato ainda neste mês e, só a partir daí, o clube iniciará a montagem de seu elenco, que conta com alguns poucos remanescentes da atual temporada.
  • Se na Tuna e no São Francisco não existe nada de fechado com novos jogadores, no Castanhal a situação é bem diferente. O Japiim já teria acertado com 15 novos atletas, o que significa uma grande reformulação no elenco aurinegro, que será comandado pelo técnico Wilton Bezerra. As aquisições do clube da Cidade Modelo, porém, ainda não foram anunciadas oficialmente à imprensa. Sabe-se apenas que são dois laterais-direitos, dois laterais-esquerdos, três zagueiros, dois volantes, três meias e três atacantes outros jogadores estão em negociações, com a lista de contratados podendo chegar a 25, 28 atletas no total.
  • O Caeté, que terá como técnico Artur Oliveira, por sua vez, já fechou com o atacante Fidélis, que já vestiu as camisas do São Francisco, Carajás, Paragominas, Independente, Bragantino, Castanhal, Esmac e Tuna Luso. Além de Fidélis, já foram anunciados o lateral-esquerdo Werley Capanema, com o zagueiro Júnior, o volante Genilson, os meias Cloves e Rafinha, e os atacantes Rony e Leilton Tracuateua.
  • Cametá e Tapajós, exemplo de alguns outros clubes do Parazão, ainda buscam jogadores indicados por seus respectivos treinadores, Uidemar Pessoa e Alexandre Finazzi.
Redação
Redação
O Diário do Pará é um jornal fundado pelo jornalista Laércio Wilson Barbalho, impresso diariamente em Belém desde 1982, pertencente ao Grupo RBA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Newsletter

Mais acessadas