27 C
Belém

Justiça em Fatos (19/11)

Publicado em:

TCE-PA recebe Selo Diamante em transparência pública

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) obteve selo diamante de transparência pública em 2023, com média de 95,3% no cumprimento à acessibilidade; atividades finalísticas; contratos firmados; entre outros. O resultado foi anunciado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), dia 13, em Brasília. Para a conselheira presidente, Rosa Egídia (foto), o selo “é o compromisso dos seus membros e servidores com uma instituição alinhada à democracia.”

Alexandre Queiroz e Sandro Dezan confirmam presença em imersão jurídica

O escritório Clodomir Araujo fechou a programação da sua imersão jurídica que ocorre nos dias 20 e 21 no hotel Quinta das Pedras. em Belém. Os dois últimos nomes confirmados são o advogado criminalista Alexandre Queiroz e o professor Sandro Dezan. Queiroz é sócio fundador do escritório Queiroga, Vieira & Queiroz Advocacia, de Brasília. Atua em causas em tribunais superiores há mais de 20 anos. Foi conselheiro e presidente da Comissão de Ciências Criminais e Segurança Pública da OAB-DF; é mestre em Ciência Política e pós-graduado em Direito Penal Econômico. Já Dezan é autor de obras na área de Direito Administrativo Disciplinar, professor e pesquisador do Centro Universitário de Brasília (CEUB), e possui três doutorados em Ciências Jurídicas Públicas, pela Escola de Direito da Universidade do Minho (Portugal); em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB); e em Direitos e Garantias Fundamentais, pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Célia Regina Pinheiro condecorada em Congresso Nacional de Direito

A Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, diretora-geral da Escola Judicial do TJPA, foi a grande homenageada do Congresso Nacional de Direito da UNAMA, que ocorreu no Hangar, e que reuniu mais de 1.500 participantes. Antiga aluna do CESEP, agora UNAMA, ex-presidente do TRE do PA e do TJPA, a magistrada foi saudada pelo professor Jeferson Bacelar, propositor, e pela reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo. A magistrada recebeu dupla condecoração: a Medalha Tobias Barreto, do Grupo Ser Nacional e a Medalha UNAMA – Direito 2023. Na foto a desembargadora está com a equipe da Escola Judicial EJPA.

João Brasil de Castro analisa possível cassação do Sérgio Moro

Especialista em Direito Eleitoral e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), o advogado João Brasil de Castro (foto) comentou para o portal UOL a possibilidade do senador Sérgio Moro (União-PR) ser cassado. Segundo ele, se isso ocorrer, os suplentes de Moro não poderiam assumir porque a perda de mandato atingiria toda a chapa. Uma nova eleição teria que ser realizada. “Caso fosse permitida a posse de suplente em casos de cassação de diploma de senador, não seriam poucos os casos em que o candidato principal colocar-se-ia como primeiro suplente na chapa, cometeria toda a sorte de irregularidades para se reeleger e, depois, desfrutaria livremente do mandato”, observa Brasil de Castro.

Congresso debate “Trabalho infantil na Amazônia: análise e reflexões”

O “Trabalho infantil na Amazônia: análise e reflexões” foi o tema da palestra proferida pela desembargadora corregedora do TRT, Maria Zuíla Lima Dutra, durante o II Congresso Nacional de Processo, Constituição e Tecnologia, no último dia 11. O evento ocorreu no Hangar e teve como tema “Direito e Amazônia: novas perspectivas do sistema de Justiça”. O evento contou com palestras de renomados juristas brasileiros e lusitanos, como o Ministro do STF, Luiz Edson Fachin, os professores Nelson Nery Júnior e Raimundo Chaves Neto, da Universidade de Lisboa, além da procuradora do Trabalho Gisele Góes, e da professora Maria Sylvia Di Pietro. Cerca de 1.500 inscritos participaram da programação.

Consciência Negra e Zumbi: OAB-PA decreta feriado institucional

Em razão do Dia da Consciência Negra e do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, a OAB-PA decretou feriado institucional, amanhã, 20 de novembro. Por unanimidade, o Conselho Seccional da ordem acatou a proposição feita pela conselheira federal Suena Mourão (Foto), durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada no último dia 9 de novembro, no plenário Aldebaro Klautau.

Compartilhe:

Redação
Redação
O Diário do Pará é um jornal fundado pelo jornalista Laércio Wilson Barbalho, impresso diariamente em Belém desde 1982, pertencente ao Grupo RBA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Compartilhe:

Mais acessadas

Newsletter

Mais notícias
Mais notícias

Justiça em Fatos (03/12)

Belém sedia fórum que debateu desafios do poder judiciário...

Justiça em Fatos (26/11)

TRT-8 é 3º lugar em Inovação Social no Prêmio...

Justiça em Fatos (12/11)

TRE do Pará concede Medalha do Mérito Eleitoral a...

Justiça em Fatos (05/11)

Governo do Estado e Alepa participam de seminário sobre...