27 C
Belém

Seis padarias para tomar um belo café da manhã em Belém; confira

Trayce Melo

Seja uma manhã quente ou fria, a tradicional combinação do café suavizado pelo leite, acompanhado de um pão na chapa faz parte da rotina de muita gente. Nos cafés e padarias da capital, o hábito é tão difundido que já pode ser chamado de tradição e tem gente que ao invés de tomar o café da manhã em casa, dá preferência em tomar um café expresso com um pão bem quentinho numa panificadora. E isso está fazendo com que os empresários façam modificações em seus negócios.

 “Já me acostumei a tomar café aqui, venho todos os dias na mesma padaria”, conta Paulo Pereira, 65 anos, cliente fiel de uma padaria na Avenida Governador Magalhães Barata. Para ele, não há forma melhor de começar o dia.  “Trabalho aqui pelo perímetro há mais de 30 anos, todo mundo já me conhece, acho que já provei todos os salgados daqui”, diz. 

Seja uma manhã quente ou fria, a tradicional combinação do café suavizado pelo leite, acompanhado de um pão na chapa faz parte da rotina de muita gente. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Experiente em atender os clientes matutinos, a proprietária Cristina Gouveia trabalha há mais de 40 anos em uma tradicional panificadora da Travessa Mauriti e calcula quantos pastéis folheados servem no “horário de pico” da manhã. “Entre as 7h e às 8:30h, tem dias que chegamos a vender mais de 600 pastéis folhados de queijo”, conta.

Ela conta que preza pela qualidade dos produtos e o valor justo por um bom café da manhã. “O que nos mantém no mercado por tantos anos é a inovação, estamos sempre trazendo novidades e oferecendo um preço justo aos nossos clientes, o nosso café da manhã é bem diverso para nossos clientes, têm desde pão na chapa a bolos de diversos sabores, mas o nosso queridinho da casa é o pastel folhado. Inclusive, recebemos muitos clientes de outros bairros e até pedidos para delivery”, garante.

No bairro da Batista Campos, resiste a panificadora centenária da advogada Marcela Gruppi Rodrigues. Segundo os registros, a panificadora existe desde 1916, mas ainda há quem diga que ela existe até antes da data oficial.

“A panificadora é muito antiga, antes de ser da minha família, há registros que já funcionava como padaria, sendo considerada como uma das mais antigas. As pessoas gostam muito de vir tomar café da manhã aqui, tanto que preparamos um cantinho especial para a preparação de tapioca. O legal é que temos clientes bem antigos, que já tem a tradição de vir tomar café todos os dias. A gente até fez uns tipos de café especiais para os clientes, porque nossos clientes são como familia”, atribui. Ela diz que quem chega para comprar pão sempre vai comer ele bem quentinho.

“Aqui temos uma grande variedade de doces e salgados. Mas quem gosta de um pão gostoso e quentinho, vai sempre encontrar aqui. De 20 em 20 minutos sai uma fornada de pão. Tentamos prezar sempre pela qualidade dos nossos produtos com uma produção diária e artesanal, trabalhamos com uma nutricionista todos os dias em nossas produções. Por conta da grande demanda, começamos a atender também por delivery. Conforme as épocas do ano, vamos deixando o ambiente temático, com uma programação especial”, destaca a empresária Marcela Gruppi Rodrigues.

Algumas padarias e cafeterias mais sofisticadas já oferecem variações do café da manhã tradicional, como a localizada no bairro Curió Utinga, com seus famosos cafés, tortas geladas e cuscuz, a moda nordestina.

“Embora tenha gente que pense o contrário, café não é tudo igual. O tipo de grão é o que mais influencia na qualidade do café, aqui nossos grãos são selecionados”, explica Davi Daniel, atendente. O estabelecimento tem como proposta trazer um ambiente instagramável e acolhedor para o bairro. “O nosso foco é começar pelo nosso bairro e trazer para a vizinhança um espaço aconchegante para que eles não precisem se deslocar para outros pontos da cidade para conhecerem uma cafeteria”, esclarece.  

Algumas padarias e cafeterias mais sofisticadas já oferecem variações do café da manhã tradicional. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Ele pontua que a cafeteria tem um capuccino especial queridinho pelos clientes, com uma mistura secreta que leva chocolate e chantilly. “A nossa produção é toda feita aqui, com fermentação natural. Temos uma grande variedade de produtos,  mas os mais pedidos pelos nossos clientes são o capuccino especial com o nome da casa, a torta gelada de morango e o nosso cuscuz com carne, ovo e bacon, que é a grande sensação aqui, principalmente por clientes nordestinos”, avalia

O grupo de amigos, Brena Costa, 35 anos, cabeleireira, Frank Silva, 39 anos, atendente, e Erika Cardoso, 29 anos, atendente são moradores do bairro do Curió Utinga e eles contam que faltava um espaço assim no bairro. “A gente sempre gosta de se reunir para tomar um café e conversar, já frequentamos alguns pelo centro da cidade e, ter uma aqui pertinho de casa é muito bom. Agora se tornou nosso lugar favorito”, elogia Erika Cardoso. 

Com esse novo conceito das padarias existentes em Belém, fica difícil só querer tomar o café da manhã em casa. Pensando nisso, a equipe do Diário do Pará selecionou 6 padarias perfeitas para você conhecer e se deliciar disponíveis na cidade das mangueiras, confira: 

  • Panificadora São Romão 

É uma Panificadora localizada no bairro da Pedreira, que é conhecida pelos pastéis folhados de queijo e o seu delicioso pão de queijo. É uma excelente opção para quem busca um café da manhã reforçado e bem servido.

Endereço: Tv. Mauriti, 639 – Pedreira 

Horário: 6h às 12h / 14:30h às 20:30h

  •   Panificadora Avenida

Esta panificadora serve um gostoso café da manhã e também é um bom lugar para lanchar depois de visitar o Parque da Residência. O menu de café oferece uma vasta variedade de salgados, mas o queridinho é o pastel folhado francês e os croissants.

Endereço: Av. Gov Magalhães Barata, 869 – São Brás

Horário: 6h às 20h

 

  • Cafeteria SanMar

Para os amantes de café, a cafeteria inova com seu cardápio de café Gourmet de alta qualidade, com grãos selecionados bem no bairro do Curió Utinga. Uma boa pedida é tomar o capuccino especial SanMar acompanhado da torta gelada de morango.

Endereço: Av. João Paulo II, 456 – Curió Utinga

Horário: 6h às 12h / 15h às 21h

  • Panificadora Fortaleza do Humaitá

Considerada uma das panificadoras mais antigas de Belém, conta com um cardápio variado de salgados, lanches, doces e bebidas, uma das especialidades da casa são as coxinhas, durante a páscoa o ovo de coxinha foi um sucesso, virou notícia nos jornais. Além disso, tem um espaço especial para quem aprecia uma boa tapioquinha.

Endereço:Tv. São Pedro, 820 – Batista Campos

Horário: 6h às 19:30h 

  • Padaria Sagres

A padaria está localizada na Avenida Serzedelo Corrêa e tem um estilo bem rústico, com o cardápio escrito na parede. A padaria serve uma variedade de pães, sanduíches, pizzas e doces caseiros.

Endereço: R. dos Caripunas, 1717 – Batista Campos

Horário: 6h às 12h / 14h às 20:30h

  •  Armazém 25 (Umarizal)

É uma padaria e confeitaria com uma grande variedade de pães, folhados, doces, lanches e bebidas. Também funciona como buffet de café da manhã. O local também é bastante instagramável.

Endereço: Tv. Alm. Wandenkolk, 350 – Umarizal

Horário: 6h às 21h

Redação
Redação
O Diário do Pará é um jornal fundado pelo jornalista Laércio Wilson Barbalho, impresso diariamente em Belém desde 1982, pertencente ao Grupo RBA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Newsletter

Mais acessadas